Especial

Guia do Gauchão #2: os times que exigirão do Xavante as mais longas viagens

São Luiz quer apagar má impressão deixada pelo décimo lugar do ano passado, enquanto Ypiranga chega após um vice-campeonato e uma semifinal

Fotos: Fernando Rocha / Enoc Júnior - Ypiranga - Alessandro Telles dirige o Rubro e Jerson Testoni treina o Canarinho

Ao todo, a delegação do Brasil percorrerá mais de 900 quilômetros para ir e voltar de Ijuí e outros 1,2 mil entre dois deslocamentos envolvendo Erechim e Pelotas. Na segunda parte do guia do Gauchão 2024, o DP aborda os dois clubes que exigirão as mais longas das seis viagens do Xavante. São Luiz e Ypiranga chegam com objetivos diferentes, afinal realizaram campanhas distintas nas últimas temporadas.

Atual bicampeão da Copinha, Rubro é um dos adversários do Brasil por vagas na Série D da próxima temporada

A última temporada foi de altos e baixos para o São Luiz, mas permite um 2024 mais animador. Após ficar à beira da zona de rebaixamento no Estadual, o Rubro conquistou o segundo título consecutivo da Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Agora, tentará também uma vaga na Série D do Brasileirão 2025. 

Portanto, a equipe de Ijuí é uma adversária direta do Xavante no Gauchão. Segundo o diretor de futebol Tiago Stragliotto, o ex-volante do Pelotas conhecido como Tiago Gaúcho, a verba de cerca de R$ 700 mil arrecadada pela participação na primeira fase da Copa do Brasil serve para minimizar os investimentos feitos na Copinha de 2023. 

Sem o técnico Cristian de Souza, que recebeu proposta do Botafogo (PB) e deixou o clube, o São Luiz apostou em Alessandro Telles, ex-Guarany de Bagé. Do elenco campeão do chamado Troféu Rei Pelé na última temporada, permanecem o goleiro Raul, o zagueiro Ricardo Thalheimer, o volante Lucas Hulk, o meia Diogo Sodré e o atacante Gabriel Morbeck, por exemplo.

Meia Diogo Sodré, destaque do time, marcou duas vezes nos 3 a 0 sobre o Santa Cruz, no último jogo-treino. Foto: Fernando Rocha


Expectativa

A tentativa de melhorar a décima colocação obtida no Estadual passado será liderada por um elenco com vários atletas jovens. A média de idade é de 25 anos. Chama atenção a presença do meio-campista argentino Benjamín Borasi, 26 anos. Ele estava no San Martín de San Juan, da segunda divisão do país vizinho. 

“A gente conseguiu [em 2023] o objetivo do segundo semestre [título da Copinha], que nos deu uma Copa do Brasil e a Recopa Gaúcha [em 2024], mas infelizmente não nos deu um calendário cheio, anual, que é o objetivo agora no Campeonato Gaúcho”, afirma Stragliotto. O diretor de futebol participou da contratação de dois conhecidos do futebol pelotense, por exemplo: o volante Mateus Santana, ex-Lobo, e o atacante Vini Peixoto, ex-Xavante. 

Pré-temporada

O Rubro se apresentou em 1º de dezembro para iniciar a preparação em Ijuí. O elenco já estava quase formado, porém durante a pré-temporada dois zagueiros receberam propostas mais vantajosas e deixaram o clube: Bruno Cardoso e Breno Calixto. Um dos últimos contratados foi o atacante Yan Philippe. 

O time comandado por Alessandro Telles fez cinco jogos-treinos. Venceu o sub-20 da Chapecoense por 3 a 1, no 19 de Outubro, e o Novo Hamburgo por 2 a 1, no estádio do Sesc, em Porto Alegre. Também na capital, o São Luiz empatou por 1 a 1 com o Brasil. Como visitante, perdeu por 3 a 1 para o Santa Cruz, mesmo rival que bateu por 3 a 0 em casa no último sábado. 

Raul; João Vitor, Ricardo Thalheimer, Bruno Jesus e Márcio Duarte; Lucas Hulk, Gabriel Davis e Diogo Sodré; Vini Peixoto, Dal Pian e Gabriel Morbeck. Esta foi a escalação inicial no último teste da pré-temporada.

Vice-campeão em 2022 e semifinalista no ano passado, Canarinho chega como uma das principais forças do interior

Farnei Coelho, executivo de futebol do Ypiranga, admite o que parece claro para quem vê de fora: a responsabilidade do clube no Gauchão aumentou. Vice-campeão no ano retrasado e semifinalista na última temporada após perder nos pênaltis para o Grêmio, o Canarinho se firmou como força do interior e agora pretende chegar novamente entre os melhores. 

Para isso, o comando mudou. O treinador Luizinho Vieira deixou Erechim em julho e foi substituído imediatamente por Jerson Testoni, outro conhecido dos xavantes. O técnico que passou pelo Bento Freitas entre 2021 e 2022 desembarcou no Norte do Estado acompanhado pelo ex-zagueiro Cirilo, com quem iniciou parceria durante sua passagem por Pelotas. 

“O Testoni e o Cirilo vêm trabalhando com o grupo há bastante tempo. Terminaram a Série C, ajudaram na montagem do plantel. O objetivo é chegar entre os quatro, mas todo mundo precisa fazer tudo certo”, afirma Farnei, que cita as primeiras três rodadas como complicadas – o Ypiranga encara Guarany de Bagé, Caxias e Internacional.

Aos 35 anos, lateral-esquerdo Guilherme Santos, ex-Botafogo, Atlético Mineiro, Santos e Juventude, por exemplo, acertou com o Canarinho. Foto: Enoc Júnior - Ypiranga


Expectativa

“Trabalhamos todas as plataformas, variações. Não trabalhamos só 11, trabalhamos todos os atletas”, disse Testoni após o último jogo-treino da pré-temporada (leia mais ao fim da matéria). Dentro do elenco do Canarinho, cuja média de idade está na casa dos 28 anos, aparecem quatro nomes com passagem pelo Brasil. São eles o zagueiro Fernando, o volante Karl, o meia Mossoró e o atacante Vinícius Fabião. 

Também chamam atenção alguns remanescentes das grandes campanhas recentes do clube de Erechim, casos do goleiro Edson e do lateral-direito Gedeílson. Indo ao mercado, o Ypiranga contratou o centroavante Edson Cariús, o meia Lucas Marques e o lateral-esquerdo Guilherme Santos, por exemplo. 

Pré-temporada

Em preparação desde 27 de novembro, a equipe de Erechim só fica atrás do Brasil em tempo de pré-temporada. O executivo de futebol destaca o longo período como essencial para, entre outros fatores, reduzir a quantidade considerada alta de lesões durante o ano passado. Vale lembrar que o clube disputará a Série C do Brasileirão. 

O Canarinho fez três jogos-treino. O último aconteceu no sábado, com vitória por 2 a 1 sobre o Concórdia, em Santa Catarina. Antes, o time havia batido o sub-20 da Chapecoense por 5 a 2 e o próprio Concórdia por 3 a 0, só que no Colosso da Lagoa, estádio que o Xavante visitará na rodada final. 

A escalação do último teste da pré-temporada teve uma equipe com linha de cinco defensores: Jeferson; Gedeílson, Fernando, William Gomes, Heitor e Foguinho; Karl, Uchôa e Mateus Anderson; Zé Vitor e Taddei.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De forma remota, novo preparador físico do Pelotas já trabalha Anterior

De forma remota, novo preparador físico do Pelotas já trabalha

Brasil divulga serviço de jogo para estreia no Gauchão Próximo

Brasil divulga serviço de jogo para estreia no Gauchão

Deixe seu comentário